Em nota, Diocese de Salgueiro lamenta morte do frei Severino José

Por meio de nota de falecimento, a Diocese de Salgueiro lamenta a morte do frei Severino José de Torres Neto, de 42 anos.

Frei “Biu”, como era carinhosamente conhecido, faleceu às 7h desta quarta-feira (31). Ele era natural da cidade de Bezerros e Frade Capuchinho ordenado há dois anos, atualmente vigário na Paróquia São Sebastião, em Ouricuri.
freiseverinojosedetorres.31.08.11_270x415
O frei faleceu após passar 22 dias de internamento na cidade de Recife, com aparentes sintomas de gripe e pneumonia, seu estado de saúde agravou-se nestes últimos dias com a progressão da pneumonia para tuberculose, levando-o a óbito nesta manhã.

O sepultamento será na cidade de Bezerros às 10h desta quinta-feira (1°), após a missa de corpo presente.

Leia a nota de falecimento na íntegra:
DIOCESE DE SALGUEIRO -NOTA DE FALECIMENTO

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14,6)

A Diocese de Salgueiro, o Bispo Diocesano Dom Frei Magnus Henrique Lopes,OFMCap.,  o Clero de Salgueiro, a Paróquia São Sebastião,  em Ouricuri, e os familiares de Frei Severino José de Torres Neto, comunicam seu falecimento às 07h00 desta quarta feira, 31 de agosto de 2011.

Frei Severino, carinhosamente conhecido como Frei “Biu”, de  42 anos de idade, natural da cidade de Bezerros – PE, era Frade Capuchinho ordenado há 2 anos, atualmente vigário na Paróquia São Sebastião, em Ouricuri – PE. Após 22 dias de internamento na cidade de Recife, com aparentes sintomas de gripe e pneumonia, seu estado de saúde agravou-se nestes últimos dias com a progressão da pneumonia para tuberculose, levando-o a óbito nesta manhã.

Estamos todos repletos de sentimentos de gratidão a Deus pela vida e pelo ministério de um homem que consagrou sua vida ao Senhor nos passos de São Francisco de Assis.
Cristo, sacerdote, seja refúgio e lhe conceda a Vida eterna.

Seu corpo está sendo velado na cidade de Recife até às 15h00 de hoje, quando será trasladado para a cidade de Bezerros– PE , onde será sepultado às 10h00 de amanhã (01/08,) após a Missa de corpo presente.

A Diocese de Salgueiro, vem a público, manifestar, nesse momento de tristeza e dor, sua gratidão e apoio aos estimados irmãos da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, na pessoa de seu Ministro Provincial, o Reverendíssimo Frei Francisco de Assis Barreto, OFMCap., pela perda desse servo de Deus.

Em Cristo, Senhor da Vida,

Salgueiro, 31 de agosto de 2011
Pe. José Nilton Pereira Matias
Chanceler da Diocese de Salgueiro

Renovação Carismática de Pernambuco tem Novo Coordenador

     O Conselho Estadual da Renovação Carismática de Pernambuco esteve em retiro para discernimento da nova coordenação, aconteceu no dia 23 de julho de 2011 no Mosterio da escuta em Chã Grande-PE.
      O Senhor Jesus nos revelou a pessoa que Ele tinha no coração para coordenar nosso Estado. "Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes do teu nascimento, eu já te havia consagrado, e te havia designado profeta das nações"(Jer1,5).



     Pedro Coutinho, coodenador da Diocese de Nazaré é o novo coordenador da RCC PE. Todos neste estado já o conhece, ele tem nos ajudado através do Ministérios pelas Famílias do qual ele também era o coordenador.
 
      Convidamos a todos a louvarem e bendizerem a Deus com muito alegria no coração, sabendo que nosso estado continuará na caminhada olhando para Jesus, levando a Cruz, mas sabendo que esta Cruz é uma Cruz luminosa que nos levará a verdadeira ressurreição. 

      Rezemos por nosso irmão Pedro, para que ele se deixe guiar pelo Espírito Santo e continue sendo um homem com um coração voltado para o Senhor.

     Deus abençõe a todos que estiveram em oração para este discernimento Em nome de todo o Conselho Estadual da RCC-PE
 
Harriet Farias

Muitas bênçãos no I Seminário de Dons do Espírito Santo

     Neste mês de julho, os Grupos de Oração da cidade de Bezerros vivenciaram um momento de bençãos extraordinárias com o Seminário de Dons do Espírito Santo. Fundamentado na Palavra de Deus e nas formações da RCC Nacional, o Seminário foi um grande momento de formação e espiritualidade para os participantes, que anteriormente participaram do Seminário de Vida no Espírito.

     Com uma dinâmica diferente o Seminário proporcionou momentos de estudo e fortes momentos de Oração, para a vivência dos dons apresentados. Foram noites de encontro, alegria, oração e  muito conhecimento, uma experiência que ficará marcada na vida de muitas pessoas, que testemunharam a grandiosidade do nosso Deus, que derrama sobre todos nós os seus preciosos dons para o serviço e o crescimento do seu povo.



















RCC Bezerros presente nos 25 anos da RCC Gravatá

     A RCC Bezerros esteve presente na celebração dos 25 anos da RCC Gravatá no último dia 10 de julho. Foi um momento de grande alegria, louvarmos o Senhor pelas maravilhas que realizou e continua a realizar no meio do Seu povo residente naquela cidade, quantos testemunhos, quantas bênçãos.
   
    Agradecemos o Nosso Deus pela oportunidade de partilhar dessa alegria com nossos irmãos do Grupo de Oração Santíssima Trindade, coordenado por Jaílson.
    
     Que o Senhor possa continuar abençoando ainda mais a cidade de Gravatá com chuvas de graças e bênçãos, e que os testemunhos continuem a ser propagados para honra e glória do Nosso Deus!






RCC Bezerros promove Seminário de Dons

     Dos dias 11 a 21 de julho a RCC Bezerros promove Seminário de Dons do Espírito Santo. Desta vez o Seminário acontecerá no Salão Paroquial de São José, as inscrições custam R$ 2,00 para ajudar nas despesas.

     Serão dias propícios para mergulharmos nas profundezas do amor de Deus e descobrirmos as riquezas que o Pai tem para nós; serão dias de aprofudamento na fé e no exercício dos Carismas do Espírito Santo, para incendiarmos ainda mais nossos corações com esta graça que o Senhor derrama abundantemente em nossos Grupos de Orações que são os dons de línguas, profecia, interpretação das línguas, ciência, sabedoria, discernimento dos espíritos, fé, cura e milagres.

     Participe você também, deixe o Espírito Santo de Deus encher sua vida dos carismas, tão necessários para nossa caminhado rumo ao céu!

Encontro de servos é marcado por experiência de oração

     A RCC Bezerros promoveu no dia 15 de maio uma experiência de oração para sua equipe de servos. O encontro aconteceu no CCI (Centro de Convivência de Idosos) da cidade durante todo o dia, e foi marcado pelos momentos fortes de oração, deserto e partilha, onde foi explanado a importância de cada servo buscar, contruir e permanecer em união, a fim de que se cumpra a vontade do Senhor a nosso respeito:" Que todos sejam um"(Jo 17, 21).

     Aproveitando a ocasião, foi iniciado o Projeto Amigos de Deus, que tem por finalidade as práticas espirituais, que nos aproximam do Senhor, são elas: Adoração, Oração, Confissão, Jejum, Leitura orante da Bíblia e o Rosário. O primeiro estudo foi muito proveitoso, pois por meio do material foram tiradas várias dúvidas que os servos tinham sobre Adoração ao Santíssimo Sacramento, e também foram dadas muitas dicas de como adorar o Senhor presente na Eucaristia.

     Após o almoço a descontração tomou conta dos presentes, celebramos o aniversário de Zefinha Abade, coordenadora do GO Unidos com Maria, mas quem ganhou o presente fomos nós. Zefinha preparou uma apresentação, e com toda sua irreverência, fez com que todos dessem boas risadas.
     Para encerrar o encontro, nos colocamos na presença do Senhor para praticar o que foi estudado pela manhã. O momento de Adoração foi muito proveitoso, e marcado pela ordem do Senhor:" Não esqueçam o que foi partilhado hoje, pratiquem!".











Beatificação Irmã Dulce, é festa no céu, na terra e na Bahia


      A alegria invade o coração do povo baiano. A arquidiocese de Salvador se prepara para a beatificação, no próximo domingo, dia 22, daquela que deverá ser a primeira santa baiana: irmã Dulce. Obediente, perseverante, hospitaleira, caridosa, amável.
     
     Santa! A sua beatificação é um presente para a Igreja Católica, em particular para os católicos baianos, uma vez que implica no fortalecimento da fé cristã católica na Bahia e, principalmente, na edificação daqueles que buscam viver na santidade.
     
    Irmã Dulce deixou um legado de valores éticos, morais e religiosos a serem seguidos. Foi uma desbravadora, enfrentou chuva e sol para fazer valer a sua fé nAquele que tudo pode: Jesus Cristo.
     
     E foi essa fé que a impulsionou. O seu SIM foi um sim de entrega total, doando sua vida pela causa dos pobres. Dócil ao chamado de Deus, não hesitou, não desanimou quando decidiu cuidar dos pobres e doentes, ainda criança, pois tinha apenas 13 anos quando sua vocação se revelou. Uma vocação de menina que soube ouvir o chamado de Deus.
     
    Maria Rita, nome de batismo; Irmã Dulce, nome de consagração. E por que não Peregrina do Amor? Mãe da Caridade? Sim, Irmã Dulce foi peregrina do amor. Foi o amor incondicional que a moveu por longos anos. Sua caridade a levou a estender uma mão para pedir, outra, para acolher seus pobres. Não tinha vergonha de pedir para saciar a fome e o frio daqueles que Deus lhe confiou, acreditando na Providência Divina.
     
     Na sua peregrinação pelas ruas e feiras de Salvador, muitas vezes foi criticada, humilhada, porém não se intimidou. Ao contrário, sabiamente ela transformou tudo em unguento para curar as feridas dos seus doentes. Tudo isso serviu para edificar o amor pelos carentes das ruas de Salvador, aqueles que para irmã Dulce eram a sua riqueza, a sua razão de viver. Mesmo debilitada, com a saúde enfraquecida, mostrava bravura na sua missão. E os acolheu e amou até o fim.
      
    Deixou não somente um legado religioso, como também uma complexa instituição com hospital e escola profissionalizante. Tudo conquistado pela perseverança, fé e obediência aos desígnios de Deus. Deus assim o quis e a escolheu para realizar. Ele apontou o caminho e ela o seguiu, passo a passo.
     
    A santidade de irmã Dulce é a confirmação do que Deus quer de cada um: ser santo. É a certeza de que é possível ser santo, caminhar para a santidade num mundo que está se distanciado do essencial: amor ao próximo.
    
    O caminho que o Anjo bom da Bahia, como ficou conhecida, trilhou, é a maior prova de que podemos ser aquilo que Deus nos convida a ser: santos, porque Ele é santo. E que a santidade vá se formando em nós a partir das respostas que damos a Deus.
   
    Com certeza, o exemplo de religiosidade, determinação e entrega deixado por irmã Dulce resume-se numa riqueza imensurável para a igreja e a sociedade baiana. Hoje ela está no céu intercedendo por todos que acreditaram e acreditam nos milagres que Jesus realizou e realizará através da sua intervenção.
   
    E para encerrar, convidamos a todos a assistirem, no próximo dia 22, à cerimônia de beatificação da Irmã Dulce. O Sistema Canção Nova de Comunicação fará a transmissão diretamente do Parque de Exposições de Salvador (BA).




* Maria Jerusa - Membro da comunidade de aliança da Canção Nova em Salvador, BA.

Paróquia de São Sebastião sedia encontro do Movimento Apostólico de Schoenstatt

      A Paróquia de São Sebastião sediou o encontro do Movimento Apostólico da Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes adimirável de Schoenstatt da RP Sul (Região Pastoral Sul) da Diocese de Caruaru. 
    
      O coordenador do Movimento na RP, Ivanildo Pinheiro, fala da importância destes encontros: "Através destes encontros que são realizados por RP's, o objetivo é conhecer de perto a caminhada do Movimento Da Mãe e Rainha três vezes admirável de cada Paróquia, também é um meio de descentralizar os encontro da RP centro. Valorizando as paróquias com estes encontros no qual aos poucos vamos tentar organizar a coordenação de cada RP. Também um meio de conhecer melhor os Missionários (as) tendo assim um maior contato com eles (as), vendo um pouco de perto a atuação e buscando passar um pouco de formação. Pois o nosso Apostolado precisa muito de conhecer mais de perto a sua Missão e seus valores, buscado a santidade das familias através da Oração do Santo Terço, seguindo o exemlo do Pai fundador o Pe. José Kentenich e do Diacono João Luiz Pozzobon."







Beatificação de João Paulo II

       No próximo dia 1.º de maio, a cidade de Roma receberá novamente uma multidão de peregrinos, tão grande ou até maior do que aquela que acompanhou, há seis anos, o funeral do papa João Paulo II. Desta vez, não será por motivo de luto, mas para presenciar com muita alegria a beatificação do mesmo papa, por decisão de Bento XVI, seu colaborador direto durante longos anos e também imediato sucessor.

    Quando a Igreja Católica beatifica algum de seus filhos, reconhece e proclama oficialmente as suas virtudes exemplares, a autenticidade e o vigor de sua fé e a contribuição efetiva que deu para a vida e a missão da própria Igreja. Declara, também, que foi um seguidor de Cristo altamente qualificado, que viveu de modo excelso o que se esperaria de todos os cristãos: a fé e a união firme com Deus, o amor ao próximo, a retidão de vida. Por isso mesmo, quem é beatificado ou canonizado também é proposto como exemplo e estímulo para os demais cristãos.

       O papa João Paulo II viveu uma infância simples e sofrida na sua Polônia; perdeu a mãe quando ainda era criança e o pai, quando era jovem; trabalhou duro como operário, suportou os horrores da 2.ª Grande Guerra e do regime comunista no seu país. Desde pequeno, cultivou profunda fé em Deus e amor ao próximo; espírito aberto, cultivou amizades até o fim da vida com membros da comunidade judaica, pela qual tinha grande apreço.

      Sacerdote exemplar e idealista, bispo dinâmico e profundamente apostólico, ele participou ativamente do Concílio Vaticano II e também se empenhou pela sua reta interpretação e aplicação.

      Eleito papa em 1978, governou a Igreja Católica por quase 27 anos e marcou-a por sua determinação em renovar por dentro sua vida e sua organização, atento às novas necessidades e aos novos desafios, mas também zeloso pela fidelidade à natureza e à missão próprias da Igreja.

      Foi um papa missionário e em seu pontificado fez numerosas viagens e visitas a quase todos os países do mundo; manteve contatos com governantes, representantes de religiões, expoentes do mundo da cultura e de organizações sociais; foi ao encontro dos jovens, doentes e pobres; defendeu e promoveu o papel insubstituível da família e defendeu a dignidade da mulher e da pessoa idosa. A todos convidava a "abrir as portas a Cristo Jesus".

      Na sua responsabilidade de sucessor do apóstolo São Pedro, à frente da Igreja Católica, procurou "confirmar os irmãos na fé", transmitindo firmeza e confiança em tempos difíceis, marcados por correntes de pensamento e práticas nem sempre harmonizáveis sobre o papel da Igreja no mundo e até sobre questões de fé e de moral. Estimulou as dioceses e organizações locais da Igreja a assumirem seu papel na cultura e na vida dos povos; incentivou a formação do clero e dos religiosos e encorajou as organizações do laicato.

      Na celebração do grande Jubileu do terceiro milênio do nascimento de Cristo, conclamou os cristãos e todos os povos à reconciliação e a dar-se o perdão; ele mesmo deu o exemplo, pedindo o perdão pelos erros e pecados cometidos ao longo da História pelos filhos da Igreja e indo ao encontro de quem tentara assassiná-lo na Praça de São Pedro, para levar-lhe sua palavra de perdão.

      João Paulo II foi, de longe, o papa que mais deixou escritos e ensinamentos sobre temas da fé e da moral católicas, sobre a vida cotidiana da Igreja e também sobre questões de justiça e paz na convivência entre os povos. Entre suas várias encíclicas, destacam-se duas sobre a Doutrina Social da Igreja - Sollicitudo rei socialis e Centesimus annus -, nas quais atualiza o pensamento ético da Igreja a respeito das questões sociais, políticas e econômicas.

      Durante seu longo pontificado, acompanhou de perto as grandes mudanças culturais e políticas ocorridas na virada do milênio, quando a convivência humana no mundo inteiro foi sendo mais e mais globalizada. Ele mesmo foi, inegavelmente, um dos protagonistas dessas mudanças e também contribuiu de modo decisivo para a queda dos regimes totalitários no Leste Europeu.

     Reconhecidamente, foi uma grande autoridade moral para toda a família humana; sua solicitude, não apenas religiosa, voltou-se para onde quer que houvesse sofrimento e urgência de solidariedade; clamava continuamente pela paz e pelo respeito à dignidade da pessoa humana; um de seus maiores sofrimentos era ver que, apesar das terríveis experiências já vividas pela humanidade com as guerras, a voz do diálogo ainda era sufocada pela linguagem das armas.

     A liderança moral de João Paulo II apareceu de maneira inequívoca durante seu funeral, quando na Praça de São Pedro se reuniram, além de uma multidão imensa, também chefes de Estado e líderes religiosos, como nunca antes se havia visto; autoridades de países em guerra estavam lado a lado, de maneira bem composta, a prestar homenagem ao papa falecido, como a demonstrar que as diferenças ideológicas, os interesses econômicos e a força das armas não precisam ter a última palavra; o papa representava a figura paterna, que foi capaz de reunir, ainda que por um momento, todos os filhos, deixando esperar que as aspirações à paz, à fraternidade e ao respeito recíproco não são um sonho impossível.

      A Igreja Católica vê nos seus bem-aventurados e santos também especiais intercessores junto de Deus e ensina que podemos recorrer a eles em nossas necessidades. O papa João Paulo II, que tanto bem quis a todos os povos, continue a interceder lá no céu pelo bem de toda a humanidade, especialmente pelos povos em guerra e pelos que necessitam de maior solidariedade de nossa parte.

Dom Odilo P. Scherer
CARDEAL-ARCEBISPO DE SÃO PAULO

Contagem regressiva para o show do Pe. Reginaldo Manzott em Bezerros

      A Rádio Maria FM deverá movimentar muito as vendas da camisa oficial do evento que comemora os 15 anos de Fé da emissora. Durante o sábado será montada no centro da cidade uma tenda, além da publicidade que será realizada em carro de som nos bairros da cidade. O objetivo é fazer com que a população adquira ainda essa semana um numero elevado de vendas. Uma vez que a rádio deverá realizar o comprimento contratual no sentido de depositar 50% das passagem de avião na próxima segunda dia: 02 de maio.

      A Rádio Maria participará ainda do aniversário da Canção Nova em Gravatá/PE no próximo domingo 01 de maio, um grupo da emissora montará um stand, objetivando a venda das blusas no evento. A expectativa da direção é de que a população católica de Bezerros, contribua com o adquirindo as blusas. "O evento é gratuito não dispomos de tamanha ajuda da iniciativa privada e do poder publico, mais mesmo assim acredito na população bezerrense, ela há de colaborar adquirindo a camisa do padre Reginaldo, relata Sandro Silva coordenador do evento. O Monsenhor Geraldo Spósito (que também coordena a festividade), tem solicitado semanalmente que o povo cristão adquiram as blusas: "A Rádio Maria necessita muito da ajuda de Bezerros, nossa cidade realizará o maior evento católico de nossa historia", frisou Spósito.

      Para o presidente da Associação Diácono Manoel Paulino, é importante que a população entenda que mesmo o padre não cobrando cachê, a emissora assumiu o compromissos de viagem, hospedagem e alimentação. "No total são 18 pessoas, é da venda das camisas que cobriremos tais despesas".

      O Governo do Estado de Pernambuco, através da EMPETUR e dos Deputados Inocencio Oliveira e Alberto Feitosa, garantiram a estrutura de Palco, iluminação, som e banheiros químicos, o projeto deverá ser entregue para aprovação. Se não fosse essa ajuda governamental, já teríamos desistidos em virtude dos altos investimentos que teríamos que levantar. O aniversário da Radio Maria, além de comemorar a nossa trajetória de emissora, vai movimentar a fé do povo pernambucano, a cultura cristã, a economia e o turismo, frisou o diretor da radio Sandro Silva.
      AS BLUSAS ESTÃO SENDO VENDIDAS AO PREÇO DE R$ 12,00 NA RADIO MARIA FM, ALCIENE DOS CARTÕES, ESQUINA LANCHE, VERA MODAS, LOJINHA BAIRRO NOVO E NA LOCADORA SANTO ANTONIO.

Da Assessoria de Imprensa da Rádio Maria FM

Fé e emoção na Proclamação da Paixão e Morte de Cristo em Bezerros

       Um dia marcado pela fé e emoção, assim foi a Sexta-feira da Paixão em Bezerros. Como de costume, os fiéis adoraram e louvaram o Santíssimo Sacramento no Santo Sepulcro durante toda manhã nas duas Paróquias. Ás 15:00 h da tarde aconteceu a Proclamação da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, em seguida saíram as procissões com a imagem do Senhor Morto da Igreja Matriz de São José e da Matriz de São Sebastião a imagem de Nossa Senhora da Soledade. o encontro das procissões aconteceu na Praça Centenária, momento de muita emoção, que nos lembrou as dores de Maria em ver seu filho amado morto, delacerado por causa dos nossos pecados.